terça-feira, 27 de maio de 2008

Frase de uma mãe adolescente (que engravidou aos 15 anos)

'Como é ser mãe? Ser mãe é um passo muito importante na vida de uma pessoa. Eu fui mãe muito cedo mas não estou arrependida. Tenho um filho de 11 meses que é o meu tudo.
Caso fosse possível voltar atrás, repetiria tudo da mesma forma.
Tenho um filho que é a alegria da casa.
Ser mãe é uma experiencia muito boa em meu entender.'

Ass: Utente da SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social da Maia

5 comentários:

Unknown disse...

não sei o que é ser mãe, ou pai,e, por isso não sinto que tudo o que diga, não passe de algo que viria apenas da minha cabeça. Mas a gravidez só pode ser sentida, vivida e amada, como se um renascer se tratasse. Dar vida é, assim, nascer outra vez. É um sentido que se constrói, a missão suprema, de quem sente a sua existência perpetuada na voz, no sorriso, nas experiências e recordações, de quem um dia nos chamou pai, ou mãe.
Mais do que o choque inicial, a euforia que se segue, o desespero, a incredulidade, a esperança e o amor, receber a notícia de uma gravidez, engravida os pais, pelos sonhos que arrebata, os projectos que visiona, pelo nome que se avança, a personalidade que adivinha. "Como irá ser ele? com quem se vai parecer? que pai/mãe serei eu? estarei à altura do desafio? Por entre a multidão de sensações e pensamentos, a gravidez é sempre uma experiência de humildade, onde nos sentimos pequenos perto de uma criança tão grande. Mais pequenos ainda, porque somos mais filhos, que pais, na adolescência. Por entre as incertezas, mudanças típicas e descobertas por fazer, experiências por cumprir, nasce uma certeza definitiva, com passaporte vitalício. Vou dar vida!vou viver, através do meu filho. Vou ser mãe. Vou ver a vida a quatro olhos, sentir as coisas com dois corações. Vou deixar de ser eu, vou ser nós. Vou deixar de ser a segunda pessoa do presente do indicativo.E, não sabendo o que fazer, o que dizer, o que sentir, sendo a face grávida da inexperiência, só sei uma coisa: que tudo vou fazer, para que um dia possa dizer: foi muito bom ser tua mãe/pai, meu querido.

vemo-nos quando nasceres...

Unknown disse...

vou ser mamãe tenho 19 anos,,,

Mary disse...

engravidei com 14 tive minha bebe com 15 e hj tenho 16 e ele 1 ano jah..foi e ta sendo uma experiencia incrivel é alegria da casa..tb n me arrependo de te-la...ela n me atrapalha em nd...dizem q filo atrapalha a vida da mulher principalmente da adolescente eu acho q n atrapalha nd atrapalha akelas q n ta nem ai com a vida q n quer saber de responsabilidade pq filho é uma responsabilidade enorme...Ela é minha maior riqueza....

Anónimo disse...

PARABENS
eu tenho 13 anos e sempre que penso nisso ate fico arrepiada.
deve ser giro ter um "puto" mas com 15 anos?
nao é cedo de mais?
gostei muito do blog

Kéllen disse...

Engravidei aos 17 e tive minha filha com 18, hj ela tem 4 meses e tbm é a alegria da ksa, concordo q realmente um filho num atrapalha em nada, pelo contrário só faz a vida da gente ganhar um novo sentido, muito especial!!!