terça-feira, 27 de maio de 2008

Questionário realizado a uma mãe adolescente (que engravidou aos 16 anos)

Questionário realizado a uma das mães adolescentes, utente da casa de acolhimento da SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social da Maia.

1. Como foi a experiência de ser mãe na adolescência?
Foi uma experiência no mínimo assustadora, porque quando se é adolescente e de repente nos cai uma criança nos braços é complicado. Mas não tem só desvantagens, também é vantajoso porque além de amadurecermos mais depressa, começamos a dar o devido valor aos nossos pais e à vida. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

2. Quando se apercebeu que poderia estar grávida, como procedeu?
Eu fiquei em completo estado de choque, a única pessoa que no início sabia era o meu namorado da altura e a minha professora de ginástica, que era a única pessoa com quem eu me aconselhava no início.

3. Como viveu a gravidez?
Foi uma gravidez muito atribulada, uma época de muito nervosismo, sempre num ambiente de conflito, discussão, gritos e muito stress. Não foi uma gravidez muito boa. Isso reflecte-se hoje na Miriam (minha filha). A Miriam agora anda mais calma, mas desde sempre foi uma criança muito nervosa, muito agitada, mesmo dentro do útero materno.

4. Em algum momento sentiu que não era capaz de educar o seu filho?
Não, nunca senti isso, além disso tenho o apoio dos meus pais, visto que a minha mãe engravidou com a minha idade.

5. Porque procurou a instituição “SOCIALIS” e como é que esta assoiação a ajudou?
Procurei a instituição SOCIALIS porque estava a viver com o meu namorado, a mãe e o irmão dele, e o ambiente estava a tornar-se demasiado pesado e insuportável. Isso fez com eu resolvesse sair de lá.
Ainda só estou aqui, na casa de acolhimento, há menos de um mês mas já noto diferenças, já ando mais calma, e a Miriam também está diferente. Aqui temos outras adolescentes que passaram pelo mesmo mas de diferentes formas.

6. Gostaria de deixar um conselho para uma adolescente que, tal como você, tenha engravidado?
O maior conselho que posso dar a uma adolescente que tenha engravidado é no caso de ser uma estudante, nunca desistir de estudar. Eu continuei até aos 8 meses de gravidez na escola, por isso, acho que se estudam, então devem continuar. Eu conheço vários casos de colegas minhas que engravidaram depois de mim e todas desistiram.
Ass: Uma das utentes da SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social da Maia

2 comentários:

Mães Por Acaso disse...

Ola :) Sou uma aluna do 12º ano e que no ambito da disciplina de área de projecto, estou juntamente com um grupo de alunas a realizar um trabalho em que o tem é a Gravidez na Adolescencia. Em quanto estva a pesquisar sobre o tema encontrei este blog...e gostei, e deu me uma grande ajuda acerca das perguntas que deveria fazer a uma mae adolescente =)
é muito bom encontrar pessoas que se preocupem com este tem :D
bjinho

Mães Por Acaso disse...

Ola novamente :) Só neste momento me aprecebi... que a instituição de que fala, é a mesma que juntamente com as minhas colegas visitei =) visite o nosso blog... Beijinho