sexta-feira, 16 de maio de 2008

Gravidez na Adolescência

Paralelamente ao processo de descoberta de si mesmo, a adolescência é também marcada pela descoberta do outro, do amor e da sexualidade. Os emergentes desejos sexuais e afectivos são, muitas vezes, confundidos e vividos de modo difuso, o que torna ainda mais sinuoso o caminho para a maturidade. Assim, numa forma de corresponder aos impulsos sexuais que apelam dentro de si, ou a uma necessidade afectiva, por vezes intensa, entregam-se na busca do seu corpo, do corpo do outro e do prazer que a união dos dois pode proporcionar. Por vezes, esta entrega é feita sem a noção dos riscos inerentes às práticas sexuais, tais como as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Ao engravidar, a jovem tem de enfrentar, paralelamente, tanto os processos de transformação da adolescência, como os da gestação. Para ajudar as adolescentes que se encontram nesta situação existem diferentes tipos de respostas sociais, tais como: lares de acolhimento das adolescentes, instituições fundadas para o efeito, ou mesmo projectos realizados para ajudar as adolescentes que se encontram nesta situação. Estas respostas sociais não são apenas necessárias nos casos em que os pais ou familiares próximos destas não as apoiam nesta fase da sua vida, em que elas se sentem desamparadas e perdidas, necessitando de alguém que as acompanhe na nova caminhada da sua vida, apoie e aconselhe, mas em todos os casos, pois necessitam sempre de ser acompanhadas de forma a conseguirem estruturar a sua própria vida. Assim, as instituições têm uma equipa especializada que procura ajudar as adolescentes. De entre as pessoas que compõem as equipas de apoio, encontram-se psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e animadores socioculturais. No caso especifico das mães adolescentes, o animador sociocultural é importante dado o seu conhecimento abrangente e interdisciplinar, podendo assim acompanhar o público-alvo em diversas áreas, tais como a ocupação de tempos livres, a promoção de actividades que descentrem os adolescentes da sua ansiedade e sofrimento, quer de natureza desportiva, quer formativa, a formação de competências de relacionamento interpessoal, através de grupos de reflexão, a colaboração com equipas terapêuticas interdisciplinares, entre outras.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá LiKa!Como sabes fui mãe muito jovem.Não própriamente na adolescencia,pois já tinha 22 anos.Ainda hoje sou mãe solteira e como sabes o meu filho já tem oito anos...
Passei por todas as dificulades que uma adolescente passa.Por vários motivos.Primeiro porque ainda me encontrava a estudar e como deves compreender não foi muito fácil saber lidar com a escola e com a gravidez ao mesmo tempo.Quando engravidei enjoava com muita facilidade, o que me fazia sair constantemente da sala de aula...depois tinha muito sono, e passava o tempo todo a dormir,metade do tempo,nem ouvia os professores...lol...
Com o fim da gravidez, começavam as principais preocupações.Como sustentar essa criança?!...E ai as crises nervosas são uma constante...há que arranjar emprego.E quem dá emprego a quem está quase na hora do parto?...ninguém normalmente!E há uma criança para alimentar,vestir, levar ao médico...eu tive a sorte de ter os pais que tive.Ajudaram-me muito financeiramente.Quando o meu filho fez cinco meses abri um comercio (ervanária) e ai, a minha vida começou a ter um caminho´...até hoje graças a Deus!
Mas, esta é a minha história.Normalmente noa acontece assim.As adolescentes ficam privadas da sua juventude e são obrigadas a crescer à pressa...por isso acho que a educação na escola e no meio familiar é muito importante.A única forma de evitar estas situações é uma forte aposta da educação preventiva...beijinho lika e bom trabalho

Margarida Oliveira

Anónimo disse...

ola lili. adorei o teu blog. tá muito bom. é um tema muito interessante que muita gente devia saber e deveria ser dado na escola pra evitar k muitas situações possam acontecer. parabens. beijo

Anónimo disse...

Adoreeeeiii Seuuu Bloog porquee eool estou a fazer um trabalhoo e pegueei variias informaçôes aqui nele Vlwww Xauu xD

Anónimo disse...

Olá!
Eu estou fazendo um trabalho na escola sobre GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA e adorei seu blog por favor atualize sempre...
Obrigada.
Bjos

Anónimo disse...

Ola
Meu nome é Priscila e tenho 15 anos ( faço 16 em outubro )e estou grávida de 5 meses de um menino *-*
Moro com minha mãe e minha irmã,quando eu contei sobre a gravidez ,todos obviamente se decpecionaram mas me apoiaram em tudo!
Meu namorado(pai do meu filho)
tem 17 anos e trabalha,nao vou morar junto com ele pq nem acho que vai ajudar em alguma coisa,mas estamos juntos e super bem,ele me acompanha nas consultas e ate ja comprou o berço do bebe.
Eu estou no 2 ° ano do ensino medio,e estudo de manha,na escola ficam me encarando mas eu nem ligo,pq to super feliz.É cansativo estudar longe estando gravida mas eu vou aguentar!
SEi que errei,mas tudo acontece por um motivo,e se isso aconteceu ,vai me trazer muitas felicidades e responsabilidade.
Quando vi seu blog resolvi conta minha experiencia.
E mostrar que gravidez na adolescencia nao é o fim do mundo e sim o começo de um novo mundo.
Nao planejei a gravidez ,obvio,mas nao a enfrento como um fardo e sim como uma benção.
Meu baby, o Léo nasce em junho e estou super ansiosa.
Muitos Beijos